quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Nossa escola

Desde 1934 estamos atendendo a população de campo Grande com qualidade e excelência em educação.
Inicalmente a escola tinha um perfil direcionado a filhos de militares, atualmente atendemos à toda  comunidade escolar.Dispomos de Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA.
RESGATE HISTÓRICO DA ESCOLA ESTADUAL GENERAL MALAN
•A fundação da escola Estadual General Malan
Foi fundada na década de 30, no bairro Amambaí. Mais precisamente na Rua Amando de Oliveira, n. ° 595 em área Militar, com o objetivo de atender aos filhos dos militares, pois não havia naquela época escolas no bairro e nas redondezas.
•Antes de ser grupo escolar General Malan
Antes de se tornar grupo escolar, o prédio respeitava os princípios arquitetônicos dos anos vinte, foi a residência particular do General Alfredo Malan D ‘angrogne. A casa era toda avarandada e com janelas grandes, havia na parte lateral direita e nos fundos uma espécie de porão. No mesmo terreno havia também uma construção rústica, que servia para depósito, mas que na época escolar tornou-se a moradia de um servidor público e mais uma sala de aula. Um enorme gramado que cobria todo o pátio e era utilizado como campo de futebol. Este campo é hoje o Círculo Militar, que deixou a região central e se fixou na zona do General Malan quase que asfixiando.
•Ao se tornar grupo escolar General Malan
A primeira diretora do Grupo escolar foi a senhora Elvira Sampaio. Adélia Leite Krawiec foi a terceira. Na gestão de Adélia, a escola comemorou ojubileu de prata com a presença da filha e do genro do General Malan.
O hospital Militar dava muita assistência aos alunos do grupo escolar na primeira gestão.
•A destruição do antigo prédio da escola General Malan
Em 1997, no governo de Wilson Barbosa Martins, o antigo prédio da escola foi totalmente destruído para dar lugar a uma nova e moderna construção de indiscutível valor arquitetônico, que abrigaria um maior números de estudantes, visto que até esta data a instituição só ofereceria ensino de 1 a 8 série.
A nova construção permitiu a inclusão do ensino médio.

2 comentários:

  1. Eu estudei nesta escola no final de de cada de 80 início da década de 90.Fiz a 3°,4°,5°,5°,6°,7°,7°,8 ano.excelente aluno.kkkkkk na época a diretora era Silvia .... ( não recordo o sobrenome). Tinha a Professora Dalva de Português -Inglês.Neide (matematica) MARIA DAS Graças (geografia) Moacir (educação fisica). Na secretaria a Cidinha.Era a casa antiga, a quadra esburacada com as traves de madeira.Ao lado da quadra duas árvores gigantescas de sei lá o quê, nunca descobri, que árvores eram aquelas.Da mulekada.... estudei com Edimar, Alex Damiani, Anesio, José, Everton, André Pinheiro, (fazendeiro)kkkk, Rodrigo de Paula, Michele, Luana, Gabriela, (O PAI DELA TINHA UMA SERIGRAFIA, HOJE EU QUE TEMHO).Tambem tinha o Joabe,vixi, turma boa, é claro, que os nomes são de turmas diferentes, lógico. Já passam 30 anos isso, não dá pra lembrar tudo né, kkk. Na frente do portão tinha na árvore, abelhas que grudavam no cabelo das meninas. Chutei algumas vezes aquela árvore ☺😂😂 Bons tempos.
    Ulisses N.L.

    ResponderExcluir
  2. Estudei la nessa época, diretora era Silvia Rafaela, vice era Marly, professora Dalva d inglês e português. q época boa, só uma pena terem derrubado a escola. Meu nome é Augusto
    https://www.facebook.com/augusto.machado.92754

    ResponderExcluir